Conhecer a história da Terra é conhecer a sua evolução e os seus fenómenos naturais.
Hutton defende que a Terra é essencialmente uma máquina de calor. Para suster a vida é necessário que haja degradação de energia: os animais alimentam-se de plantas; estas precisam de solo; e o solo forma-se por meteorização das rochas preexistentes. A erosão arrasta depois os sedimentos dos continentes para os oceanos. Para manter a máquina a trabalhar sem decaímento é necessário um mecanismo restaurador; a prova que ele opera está no facto de parte dos continentes serem formados por sedimentos originalmente depositados nos oceanos. O calor subterrâneo é capaz de gerar material em fusão, o magma, que é expelido nas erupções vulcânicas. A atuação de forças internas é também demonstrada pelo dobramento e fraturação das rochas dispostas originalmente em sequência de estratos horizontais, devido à ação da gravidade.
In: António Ribeiro (1998). As ciências da natureza - geologia no século XVIII.
Os Minerais são as unidades básicas das Rochas - recuperação e consolidação de aprendizagens
A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou.
- Rochas Magmáticas - formadas por solidificação de rochas fundidas (magma);
- Rochas Sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;
- Rochas Metamórficas - formadas pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da pressão e da temperatura.
O ciclo das rochas:
Após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas podem-se formar-se à superfície devido a processos vulcânicos, ou no interior da crusta.
Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão, processos promovidos fundamentalmente pela água e pelo ar, originando sedimentos. Estes depois de transportados pela água e pelo vento, depositam-se em zonas deprimidas da crosta continental ou oceânica. Devido a fenómenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando aumentando a pressão e a temperatura. Originam então rochas sedimentares.
Com o continuar do processo de subsidência crustal, em que a pressão e a temperatura aumentam, as rochas sofrem recristalizações no estado sólido dos seus minerais. Surgem as rochas metamórficas.
Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando-se o magma, que pode voltar a formar novamente rochas magmáticas.
Rochas magmáticas - https://colegiovascodagama.pt
#CN7 - Formação das rochas sedimentares - recuperação e consolidação de aprendizagens
Rochas sedimentares - https://colegiovascodagama.pt
#CN7 - Formação das rochas metamórficas - recuperação e consolidação de aprendizagens
Rochas metamórficas - https://colegiovascodagama.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário